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Avaliação de custo e eficiência de modelos de carga e descarga

Muitos sistemas logísticos contam com centros de distribuição que consolidam a carga e direcionam as entregas rodoviárias, de acordo com o objetivo da operação. Os processos de carregamento, descarregamento e separação (picking) não podem ser ignorados na gestão da cadeia logística, principalmente por sua potencial geração de custos elevados. Por exemplo, se o layout dos armazéns não for adequado, ou a ocupação da frota e o uso da mão de obra não forem eficientes, o custo logístico da cadeia fica alto demais, diminuindo a competitividade da empresa.

Pensando em minimizar estes custos, a VIC desenvolveu o sistema Stop And Go: um novo conceito de logística para transporte rodoviário, que reduz o tempo de carga e descarga e, consequentemente, de parada do veículo. Independentemente das características da carga, o processo completo dura apenas 4 minutos. Além do carregamento e descarregamento, é possível que a carga venha compartimentada diretamente da fábrica, otimizando o processo no centro de distribuição.

Neste projeto, a Genoa foi responsável por avaliar o sistema da VIC, considerando a potencial economia de custos no processo, otimização da frota e uso da infraestrutura do centro de distribuição. Para comparar as opções convencionais com o sistema Stop and Go, desenvolvemos um modelo de simulação em AnyLogic, que demonstra “onde” e “quanto” esta nova opção é vantajosa para cada tipo de cliente.

Detalhes

Área
Supply Chain
Setor
Transportadora
Método
Simulação
Local
Brasil

Por exemplo, considerando uma Fábrica, um Centro de Distribuição e cinco pontos de venda, é possível fazer o transporte entre a fábrica e o CD em caminhões com até 3 baús e, a partir do CD, fazer o transporte em VUCs (Veículo Urbano de Carga) até cada um dos pontos de venda. Em uma operação como esta, a redução de infraestrutura no CD chega a até 36%, com aumento de até 23% na eficiência/produtividade e redução os custos da mão de obra do CD em até 16%.

 
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