Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
>
>
>

Dimensionamento de sistema de bicicletas compartilhadas

Sistemas de compartilhamento de bicicletas vêm se tornando cada vez mais comuns, complementando a rede de transporte de diversas metrópoles, como: Paris, Londres, Melbourne, Barcelona, Rio de Janeiro, Washington, entre muitas outras.

Aqui em São Paulo, uma das primeiras iniciativas deste tipo foi feita pela CompartiBike, que pretendia integrar toda a Cidade Universitária e o Metrô da Linha Amarela. O PedalUSP exigia um dimensionamento preciso, a fim de se evitar a formação de gargalos e o surgimento de problemas na operação, que poderiam inviabilizar sua utilização.

De fato, o dimensionamento da frota de bicicletas, das estações, de caminhões de reposição, e operadores é um problema logístico complexo e com diversas variáveis interdependentes. Em uma parceria estabelecida com a CompartiBike, a Genoa elaborou um modelo de simulação do PedalUSP, capaz de mensurar indicadores de desempenho e determinar um nível de serviço adequado a cada situação, facilitando o dimensionamento adequado do sistema. A ferramenta que desenvolvemos possui interface amigável, em planilhas apoiadas por rotinas de VBA, tornando possível que a empresa executasse o modelo sem precisar mexer diretamente no software de simulação.

Detalhes

Área
Outros
Setor
Mobilidade Urbana
Método
Analytics e Simulação
Local
Brasil
 
Precisa de mais informações?