Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
>
>
>

Definição de política de agendamento de entregas

Neste projeto, um grupo de varejo e atacado precisava melhorar o planejamento das entregas que seriam feitas em suas lojas e centro de distribuição, a fim de não criar gargalos de capacidade e evitar rupturas.

O problema

Mesmo com a adoção de critérios para que as compras não gerem ruptura ou excesso, permitido apenas quando compensado pela vantagem comercial, a data de entrega da mercadoria gerava impactos negativos no fluxo de caixa da empresa, ora prolongando rupturas, ora gerando gargalos operacionais.

Principalmente no atacado, por conta de negociações atraentes, as compras de grande volume geravam custos desnecessários. Além disso, variações não previstas de demanda e estoque tornavam o recebimento de um produto urgente de uma hora para outra.

Metodologia e atuação

Considerando a problemática diagnosticada acima e a capacidade diária de recebimento de cargas em cada unidade, foi elaborada uma solução com modelagem financeira para minimizar as perdas, geradas por rupturas e altas coberturas de estoque, e sugerir a data ideal para agendar as entregas dos pedidos.

A partir de uma solução matemática inicial, desenvolvemos uma ferramenta piloto com interface em Excel (ilustrada na figura abaixo) e cálculos em banco de dados para validar premissas e funcionalidades, adequando-se ainda mais às necessidades do cliente. No total, foram entregues quatro versões da ferramenta piloto, realizando-se a cada etapa configurações técnicas, treinamento e acompanhamento diário com os times.

Detalhes

Área
Supply Chain
Setor
Varejo e Atacado
Método
Desenvolvimento de ferramenta
Local
Brasil

Solução

Ao final do processo de validação de funcionalidades na ferramenta piloto, foi construída uma ferramenta definitiva. A solução final, webbased, realiza a integração com os dados do ERP do cliente, analisa os pedidos que estão pendentes, o histórico de vendas e o estoque de cada um dos SKUs para calcular a data ideal de agendamento de cada um pedido, dentro de um range de possibilidades dos fornecedores. A ferramenta também destaca os pedidos que necessitam de atenção especial do usuário e aumenta a visibilidade da operação, graças a um conjunto de indicadores por loja, fornecedor e categoria de produto.

 
Precisa de mais informações?