Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
>
>
>

Análise de capacidade &
Diagnóstico de Centro de Distribuição

Empresa de varejo e atacado procurou a Genoa para determinar a capacidade máxima de seu recém-inaugurado Centro de Distribuição, considerando o ramp-up da operação e o nível de serviço almejado. Utilizando o software AnyLogic, criamos um modelo de simulação que reproduz todos os processos do CD de carga seca e o validamos usando a demanda e os tempos da operação da época.

Validado o modelo, partimos para a extrapolação da demanda e definição da curva de melhoria da eficiência dos processos internos. Pudemos determinar não só a capacidade máxima de movimentação de carga com os recursos atuais do CD, como os gargalos que limitam tal capacidade. Simulamos cenários com mais recursos e melhoria de processos, obtendo a maior demanda que o CD consegue atender sem modificações em sua estrutura física.

Detalhes

Área
Supply Chain
Setor
Varejo e Atacado
Método
Simulação de Eventos Discretos
Local
Brasil

No modelo foram considerados:

  • Recursos (máquinas, operadores, turnos) – características e quantidade

  • Frota – quantidade, capacidade dos veículos e tempo de viagem até as lojas

  • Layout – uso da planta baixa do CD, incluindo definição das docas e suas funções (expedição ou recebimento), e endereçamento de cada tipo de carga

  • Demanda – carga total movimentada mensalmente, distribuição ao longo do mês (sazonalidade) e composição da carga, conforme categorias adotadas pelo cliente

 

Os resultados deste trabalho de consultoria permitiram ao cliente reduzir os turnos de trabalho para atender a demanda da época, estabelecer metas factíveis para nível de serviço e tempos de movimentação interna da carga, além de melhorar seu planejamento estratégico, para investir em uma nova instalação apenas quando a demanda alcançasse certo limite.

 
Precisa de mais informações?