Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
>
>
>

Gestão de estoques no varejo e atacado

A seguir é relatada a trajetória de atuação da Genoa com um cliente de varejo/atacado, desde o primeiro projeto de diagnóstico de malha logística até o desenvolvimento de uma ferramenta para gestão de compras e abastecimento das mais de 50 lojas da rede. Além de apresentar a ferramenta desenvolvida, este case ressalta os diferenciais das soluções que nós desenvolvemos especificamente para cada cliente, com a aplicação da metodologia Genoa.

Diagnóstico

A Genoa iniciou sua atuação com um diagnóstico da cadeia do cliente. Durante o projeto, identificamos gargalos como rupturas por falta de estoque e estoque alto devido a compras mal planejadas. Nesta etapa foi proposto um projeto para melhoria de política de estoques, a fim de diminuir as rupturas e, assim, aumentar a receita das lojas.

Ataque

Com apoio de diversas análises de comportamento de vendas, simulação da operação, variação de fornecedores, leadtimes e, principalmente, intensa interação com o cliente e seus processos, a Genoa definiu uma nova política de compra e abastecimento a ser adotada. Esta nova política foi base para construção de uma primeira ferramenta piloto com um número reduzido de SKUs, para validar hipóteses e funcionalidades junto ao cliente. Esta primeira ferramenta, apesar de tratar um volume de mais de 100 mil registros diários em banco de dados relacional, possui interface em Excel, garantindo familiaridade aos usuários e agilidade tanto na sua implantação como na incorporação de novas funcionalidades.

Detalhes

Área
Supply Chain
Setor
Varejo e Atacado
Método
Analytics e Desenvolvimento de Software
Local
Brasil

Produto

O projeto contemplou a construção de ferramentas piloto para cada módulo do software e acompanhamento de seu uso pelas áreas envolvidas, a fim de validar funcionalidades e se adequar às regras de negócio do cliente. A partir daí, iniciou-se a construção do software, também modular, para atender todo o escopo de produtos e clientes e planejar diariamente o abastecimento da empresa, do fornecedor às lojas, passando pelos pontos de cross docking e centros de distribuição.

O grande diferencial das ferramentas da Genoa é a inteligência aportada a ela e todo estudo analítico e colaborativo (com cada cliente) feito anteriormente ao seu desenvolvimento. Além disso, nós nos adaptamos à infraestrutura de TI do cliente, definindo linguagens e formas de intercâmbio de dados mais adequadas, sem a utilização de uma ‘receita pronta’ de fabricação de software. Entre os diferenciais técnicos das nossas soluções, destacam-se:

 
Precisa de mais informações?