Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
>
>
>

Avaliação de potencial de transporte hidroviário

O estuário santista abriga o mais importante complexo industrial costeiro do País, o Complexo Industrial de Cubatão, um conjunto de mais de 300 indústrias. A importância da área dá-se, ainda, pela presença do Porto de Santos, no médio e baixo estuário.

O Porto de Santos é líder do mercado portuário nacional, tendo participado, nos últimos anos, da geração de cerca de 30% da receita cambial do País, e atingindo nível de movimentação de 120 milhões de toneladas de carga, mantendo uma curva de crescimento constante nos últimos 20 anos. Contudo, as dificuldades de acesso aos terminais santistas geram longas filas de caminhões e baixa velocidade dos trens, gerando gargalos em sua operação. Uma das medidas para melhorar o acesso ao Porto é utilizar o estuário santista como via de escoamento de carga, complementando os sistemas rodo e ferroviários.

Detalhes

Área
Transportes, Infraestrutura
Método
Simulação
Local
Brasil

O estudo desenvolvido pela Genoa avalia a viabilidade técnica e operacional da utilização do canal, considerando restrições físicas de navegação no estuário e as opções de embarcações-tipo.

 

Conclusões do estudo incluem o volume de desassoreamento da hidrovia, o dimensionamento da frota, a caracterização física do traçado da hidrovia e o layout básico do terminal de acesso.

 
Precisa de mais informações?