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Dimensionamento de infraestrutura portuária para terminal de minério e carvão

A cadeia de suprimentos de carvão e minério é única. Frequentemente as minas estão instaladas em locais de difícil acesso, com pouca infraestrutura e afastada do mercado consumidor. Neste case de sucesso, não foi diferente: localizada em um país africano, o carvão de altíssima qualidade deveria percorrer uma longa jornada até um porto de exportação, a ser construído.

Nesse contexto, o dimensionamento do terminal portuário não é tarefa fácil: é necessário possuir uma ótima visibilidade da operação e, ao mesmo tempo, reduzir CAPEX/OPEX mantendo um nível de serviço adequado. Com o apoio da Genoa, porém, foi possível determinar tanto o melhor layout do terminal como o ramp up de operação.

Para tanto, a Genoa desenvolveu um modelo de Simulação de Eventos Discretos (SED) que reproduz fidedignamente o comportamento dos processos do terminal, a fim de avaliar diversas opções de layout. O modelo considera toda a aleatoriedade envolvida na operação, graças a um estudo probabilístico de dados coletados. O sistema modelado vai desde a chegada de trens até a movimentação e despacho de carga, incluindo equipamentos como viradores de vagão, stackers, reclaimers, stack-reclaimers, carregadores de navio e esteiras.

Detalhes

Área
Logística Portuária, Infraestrutura
 
Setor
Mineração
Método
Simulação
Local
Brasil

Foram considerados:

  • Chegada de trens e navios, respeitando o perfil da frota, os clientes e as exigências para cada produto (até 20 produtos);

  • Sistema de descarga com até 15 viradores de vagões;

  • Capacidade do pátio, por produto;

  • Equipamentos de pátio: empilhadeiras, recuperadoras e empilhadeiras-recuperadoras (até 120 equipamentos);

  • Integração dos equipamentos com o pátio: cada equipamento pode ser ligado a um conjunto particular de pátio e / ou um determinado conjunto de berços;

  • Sistema de carregamento com até 10 berços e 20 shiploaders;

  • Custos de demurrage, considerando questões contratuais, com base no tempo total da operação (fila, atracação / desatracação, pré / pós-operação e operação);

  • Tempos de parada e tempos de manutenção.

O modelo é capaz de fornecer diversos resultados, entre eles:

  • Carga movimentada;

  • Ocupação de berço;

  • Número médio e máximo dos navios em fila;

  • Tempo em fila médio e máximo;

  • Tempo médio em fila devido à falta de produto no pátio;

  • Ocupação dos equipamentos;

  • Número e tempo médio e máximo de trens na fila;

  • Tempo médio por espera de espaço no pátio;

  • Taxa resultante de operação de todos os equipamentos, considerando as quebras e manutenção corretiva;

  • Comportamento do estoque.

 
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