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Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) de terminal portuário

Antes da existência de terminais especializados na movimentação de veículos no Porto de Santos, as operações de embarque de automóveis eram realizadas somente no cais do Saboó, em pátio de dimensões limitadas que também embarcava granéis. Consequentemente, a eficiência da operação dos veículos em Santos era baixa, causando queda de competitividade e desvio de uma parcela significativa dos veículos produzidos no Estado de São Paulo para outros portos, principalmente Paranaguá, Rio de Janeiro e, mais recentemente, para o Porto de São Sebastião.

Tais condições motivaram a criação de um terminal dedicado à operação de veículos em Santos, com pátio mais amplo e moderno, que atendesse a demanda do Estado, suprimindo o ônus logístico da distribuição de veículos por outros portos. A viabilização de área para sua implantação contou com o apoio da Genoa.

O estudo realizado contemplou os mais diversos aspectos logísticos, financeiros, econômicos, jurídicos e ambientais para a implantação do terminal em questão. Foram consideradas as condições próprias inerentes à hinterlândia do porto do Porto de Santos, cotejando a rentabilidade das operações portuárias com a taxa de retorno dos investimentos, para que o futuro empreendimento pudesse gerar interesse da iniciativa privada.

Detalhes

Área
Logística Portuária, Infraestrutura
Método
Analytics
Local
Brasil

Entre os dados estudados e avaliados, destacam-se:

  • avaliação patrimonial;

  • dados estatísticos da movimentação;

  • avaliação das condições de acesso;

  • avaliação de movimentação de cargas, tipos e quantidades;

  • projeção preliminar do movimento portuário;

  • levantamento dos custos de operação e exploração do terminal;

  • arranjo geral e modelagem operacional do terminal;

  • equipamentos necessários para a operação do terminal;

 
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