Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
>
>
>

Programação de coleta e entrega de contêineres vazios

Um dos maiores desafios enfrentados pelas grandes companhias de navegação é o gerenciamento da logística de contêineres vazios. Atualmente, o transporte da carga conteinerizada corresponde a grande parte do transporte de cargas no comércio internacional, em um processo dispendioso que exige planejamento adequado. Na maioria das vezes, as rotas que compõem o comércio marítimo são desequilibradas, com regiões de oferta superior à demanda e regiões de demanda superior à oferta. Esse desequilíbrio (ou imbalance, no jargão da área) gera a necessidade de transportar contêineres vazios, levando-os dos pontos de alta demanda até os pontos de alta oferta.

O ciclo padrão de um contêiner apresenta o transporte dos vazios para os depósitos e dos depósitos para os clientes, voltando para os portos para carregamento.

 

No projeto realizado, foram buscadas soluções para tornar eficiente o gerenciamento dos contêineres vazios e, assim, aumentar a capacidade de atendimento da companhia. Entre as alterativas consideradas, estão o leasing (aluguel) de contêineres vazios e até a perda de determinados clientes, que deve ser considerada no planejamento estratégico da empresa.

Detalhes

Área
Transportes, 
 
Setor
Armador
Método
Simuação e Otimização
Local
Brasil
 
Precisa de mais informações?