Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
>
>
>
Sistema genérico de simualção portuária

Desenvolvimento de sistema genérico de simulação para operações portuárias

 

Em parceria com a FAPESP, o objetivo do projeto é desenvolver de um sistema genérico para simulação de operação portuária. Caracterizado principalmente por seu potencial de customização e pela disponibilização de um ambiente com ferramentas apropriadas para a representação da operação de qualquer terminal, o sistema proposto permite a elaboração de análises flexíveis considerando as características particulares de cada porto – seus equipamentos, layout, dimensionamento, restrições físicas, etc.

 

O sistema proposto será estruturado em um serviço na nuvem do tipo SaaS (Software as a Service), que permita acesso aos operadores portuários de qualquer ponto do planeta conectado a internet, sendo executado via cloud computing (nuvem computacional de dados).

 

Justificativa:

O desenvolvimento de modelos de simulação individualizados para cada sistema portuário tende a consumir tempo e recursos valiosos para o seu desenvolvimento, principalmente pela complexidade de cada operações e nível de detalhamento exigido para garantir sua representatividade.

Essa dinâmica de desenvolvimento de modelos individuais impossibilita o reaproveitamento de lógicas, premissas e elementos similares entre os modelos. O resultado disso não se limita apenas a necessidade de recodificação dos modelos, mas impacta também em uma revisão de todo o ciclo de desenvolvimento do projeto. Pequenas mudanças nas lógicas operacionais de cada sistema por exemplo, acarreta na revisão completa do modelo desenvolvido. Isso significa custo adicional de desenvolvimento, reduzindo a atratividade da metodologia de simulação como ferramenta de tomada de decisão.

 

Objetivo:

Assim, o objetivo deste projeto envolve o desenvolvimento de um modelo genérico de simulação portuária, que deve ser capaz de:

  • Representar, para uma classe de terminais, as operações costumeiramente encontradas nas instalações portuárias no Brasil;

  • Permitir a análise das condições atuais e futuras de operações dos terminais portuários, identificando gargalos operacionais, demandas por novos investimentos, alternativas operacionais, etc.

  • Proporcionar a avaliação, para cada alternativa estudada e em cada etapa de implantação, das necessidades de estocagem dos diferentes produtos envolvidos;

  • Representar nos cenários simulados as condições operacionais decorrentes do ambiente, tais como mau tempo, marés, canais de acesso etc., bem como de paralisações operacionais de manutenção preventiva ou corretiva.

Detalhes

Área
Portos e Terminais
Setor
Simulação Portuária
Método
Analytics e Simulação
Local
Brasil
 
Precisa de mais informações?