Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
>
>
>
Estruturação para negócios de navegação

Estruturação técnica e econômica para negócio de navegação na região norte do Brasil

A implementação de novos negócios de navegação envolve a avaliação de fatores físicos, econômicos e logísticos, da região em loco, que tendem a condicionar o desenvolvimento das operações e o resultado obtido pelo novo negócio. Além disso, o ciclo de um novo negócio tende a agregar a complementação de um sistema já existente ou a implementação de um nova cadeia de operações, o que tornam os estudos preliminares de viabilidade técnica e econômica ainda mais importantes para a concepção estrutural e estratégica de um novo negocio de navegação.

O escopo proposto para Genoa envolveu o estudo de dinâmicas e execução de  rotas, restrições de navegação, dimensionamento de comboios e impactos ambientais, direcionado ao transporte de cargas de graneis líquidos na região norte do Brasil.

Detalhes

Área
Transportes, Infraestrutura
 
Setor
Hidroviário
Método
Analytics
Local
Brasil

Para atacar os pontos alvos do projeto, a Genoa desenvolveu um estudo minucioso em relação a avaliação das restrições de navegação e dificuldades técnicas de execução das rotas na região norte do Brasil, além do dimensionamento dos comboios para o transporte de granel líquido, visando otimizar os custos operacionais do transporte hidroviário.

A partir da avaliação das características físicas das possíveis rotas de navegação, foi proposta uma configuração de frota de embarcações, considerando-se também as propostas de layouts e as capacidades operacionais dos terminais de carga e descarga. Essa configuração permitiu a Genoa obter fatores de desempenho prévios sobre a operação do sistema, com estimativa de tempos, taxas de ocupação e outros indicadores similares.

 
Precisa de mais informações?