Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
Please reload

Posts recentes

Ajuda para espantar a crise?

15/05/2016

Períodos de recessão econômica, por definição, potencializam a necessidade de implementação de medidas que aumentem a competitividade das companhias. Nessas situações, mais do que nunca, as empresas devem se adaptar a um mercado mais exigente, que demanda ações planejadas para se obter sucesso.

 

Dessa forma, as empresas devem investir em tecnologias que permitam uma gestão adequada de suas operações, garantindo processos eficientes e medidas inteligentes. Nesse sentido, uma importante ferramenta para atingir esses objetivos é a Pesquisa Operacional.

 

A Pesquisa Operacional é uma área do conhecimento que oferece suporte aos processos de tomada de decisão complexos. Baseada na aplicação de métodos analíticos, ela permite analisar matematicamente as operações de um sistema e, assim, identificar os principais problemas e fornecer soluções para as operações.

 

Então você deve estar se perguntando, como a Pesquisa Operacional pode ajudar a minha empresa? O Journal of Operations Research identifica os campos abaixo como as principais disciplinas da Pesquisa Operacional:

  • Computação & Tecnologia da Informação;

  • Engenharia Financeira;

  • Indústria;

  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;

  • Engenharia de Marketing;

  • Modelagens do setor público;

  • Gerenciamento de Receitas;

  • Transportes.

Quantas empresas você imagina que têm problemas ou ineficiências nas áreas citadas acima? E essas são apenas as principais! É possível que qualquer problema operacional ou de planejamento que sua empresa enfrente possa ser estudado por meio de metodologias da Pesquisa Operacional.

Vamos dar alguns exemplos reais:

  1. Imagine que você identificou uma ociosidade nos seus Centros de Distribuição e precisa fechar alguns ou até mesmo abrir um novo Centro de Distribuição mais bem localizado para atender uma área maior – Um modelo de localização irá fornecer a localização ótima para seu CD e, inclusive, responder se vale ou não a pena investir em um novo local.

  2. E se seu problema está na sua fábrica? O perfil de seus pedidos mudou e sua metodologia para programar sua produção não está mais se mostrando rentável – Uma nova Programação da Produção irá te ajudar a replanejar sua fábrica de forma otimizada.

  3. Se você precisa identificar os gargalos e a capacidade máxima do seu sistema (seja ele industrial, de armazenagem, de transporte, de transbordo, etc.) sua solução pode ser um Modelo de Simulação. Basicamente, qualquer sistema pode ser representado através de um Modelo de Simulação, que avalia e testa suas operações sem que você precise fazer testes reais – que normalmente são bastante custosos.

  4. Caso você tenha problemas com transporte, sua solução pode ser um roteirizador, que minimize as distâncias percorridas pelos seus veículos. Ou um estudo de dimensionamento de recursos, que indique qual a frota ótima para operação.

Esses são apenas alguns exemplos de problemas comuns, enfrentados no dia a dia de toda companhia e que podem ser resolvidos com Pesquisa Operacional.

 

Para saber mais e entender quais produtos se aplicam a você, entre em contato com a Genoa.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo
Categorias
Please reload