Please reload

Posts recentes

AnyLogic para planejar automação de CDs

01/09/2015

A automação está cada dia mais presente na cadeia de suprimentos. Empresas como Kiva Systems, Autostore e Symbotic estão transformando a realidade dos Centros de Distribuição, que têm que se adaptar a um novo cotidiano e uma nova forma de operar. No Brasil, apesar de investimentos em automação serem poucos, já percebemos uma movimentação de empresas nessa direção, tanto em desenvolvimento de novas tecnologias quanto em implementação de novas soluções.

 

Um dos principais desafios das empresas de automação é mostrar para os clientes o impacto da nova operação no CD e comparar o investimento em tecnologia com os ganhos operacionais, antes de efetivamente implementar a nova solução nos espaço dos clientes. Buscando uma ferramenta que solucione esses desafio e que seja facilmente adaptável às especificidades de cada cliente, a Symbotic optou por usar o AnyLogic.

 

O modelo de simulação desenvolvido pela Symbotic representa o sistema do cliente detalhadamente. Cada agente foi modelado com características específicas, como velocidade, confiabilidade, tempo de operação de cada equipamento, dimensões, caixas por camada e camadas por pallet para cada SKU.

 

Foi de extrema importância simular as diversas interações entre o sistema de automação e os funcionários, ou seja:

  • recebimento de entregas;

  • reabastecimento de estoques;

  • atendimento de pedidos em sequência otimizada - tanto a parte automatizada quanto a parte manual;

  • organização da expedição nas docas, conforme planejamento - tanto de itens automatizados quanto itens manuais.

O modelo ainda considerou indisponibilidades como quebra de equipamentos, troca de turnos e intervalos.

A partir de dados reais de 6 meses de operação do CD, o modelo comparou cenários com e sem automação, produzindo resultados como:

  • Capacidade total do CD;

  • Custos de mão de obra

  • Número de recursos necessários no CD e sua ocupação;

  • Tempo de atendimento dos pedidos diários, em especial em picos de demanda.

A partir desses resultados, os clientes conseguiram justificar o investimento em automação e a empresa conseguiu desenvolver uma ferramenta facilmente adaptável para os layouts de diferentes clientes.

 

O texto original deste case pode ser encontrado na página oficial do AnyLogic.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo
Categorias
Please reload

 
Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP