Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
Please reload

Posts recentes

Pedala Pernambuco

20/10/2014

 

O Estado de Pernambuco acaba de lançar o primeiro grande programa de ciclismo urbano do país: a Região Metropolitana do Recife vai ganhar 100 km de ciclovias estaduais a partir de 2014. O programa PEDALA PE ainda envolve uma série outras ações fiscais e de infraestrutura para incentivar o uso e tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, sua convivência pacifica e segura com outros veículos e integração com ônibus e metrô (através de bicicletários públicos).

 

Serão investidos no programa cerca de R$ 22 milhões com a implantação do Programa, que envolverá também a criação de campanhas educativas para educação do cidadão com relação à importância da bicicleta e as possibilidades de ganhos sociais e ambientais.

 

Uma das medidas mais relevantes, e que acredito que deveria ser adotada para todo o Brasil, é o incentivo fiscal oferecido às industrias de bicicleta que se instalarem no Estado. Enquanto o governo federal incentiva a indústria do automóvel, Pernambuco dá exemplo pioneiro ao conceder desoneração de 75% do ICMS para as fábricas de bicicleta e peças que quiserem se instalar no estado. A concessão do beneficio foi assegurada por decreto e terá validade até 31 de julho de 2024. O governador entende que o incentivo contribuirá para o desenvolvimento econômico do estado: “se oferecemos condições tributárias de redução de impostos, eu acho que a gente vai conquistar fábricas de bicicletas, como conquistamos outras fábricas”.

 

Para se ter uma ideia, a figura abaixo apresenta os níveis de utilização e o custo relacionado à cada meio de transporte. A bicicleta figura na 4ª colocação dos modais mais usados, mas é o primeiro com relação ao custo por quilometro. Vale a pena começarmos a pensar em usar mais a bicicleta no nosso dia-a-dia!

 

Assim, o Estado dá exemplo ao resto do país, com pacote que contempla mais de 100km de ciclovias, bicicletários, campanhas educativas, apoio aos municípios, incentivos fiscais à indústria e reconhecimento de empresas que incentivam o uso da bicicleta.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo
Categorias
Please reload