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Potencial da bicicleta em entregas urbanas

28/10/2015

 

Se por um lado as entregas por motoboy são uma realidade nas grandes cidades, ainda há quem questione a viabilidade do uso de bicicletas para este mesmo fim. Mas a verdade é que, ao menos para distâncias de até 10km (algumas fontes alegam até 15km), o modal não-motorizado pode ser mais eficiente do que as tradicionais motocicletas! Em tempo: me refiro também à rapidez da entrega, não somente ao baixo consumo de recursos associado a cada deslocamento.

 Foto: Anderson Prado/Diário SP

 

Além de ter vencido o Desafio Intermodal dos últimos anos, mostrando-se o modo mais rápido para transporte individual, as bicicletas poluem menos que as outras opções de transporte (as emissões são restritas ao seu processo de fabricação), são silenciosas, não estão sujeitas aos grandes engarrafamentos da cidade e podem ser estacionadas praticamente em qualquer lugar! Ou seja, mesmo que em pequenas distâncias a velocidade média da motocicleta seja maior do que a do ciclista, os tempos de parada do segundo são menores, compensando e superando a vantagem do transporte motorizado. Sua preocupação é volume da carga? Alguns bikeboys são equipados com um reboque e afirmam entregar volumes maiores que um motoboy comum! E sim, as empresas já oferecem rastreamento.

 Foto: Giro Courier / Divulgação

 

Cabe ressaltar que este tipo de iniciativa aumenta a gama de opções para as empresas que entregam seus produtos diretamente aos seus clientes, o que é cada vez mais comum. Isto porque, ao mesmo tempo em que existe uma tendência internacional de diminuição de lojas físicas, propiciada pelo aumento do e-commerce, as entregas em regiões altamente adensadas ainda representam um desafio logístico em todo o mundo. Claro que, como acontece com qualquer escolha que envolva o desenho de malha logística de uma empresa, é preciso fazer uma avaliação entre as vantagens e desvantagens dos diferentes modos de transporte possíveis para cada caso. Assim, este tipo de decisão não depende apenas da estrutura da empresa em questão, mas também da estratégia de cada negócio. A Amazon, por exemplo, já utiliza bicicletas em grandes cidades americanas quando o consumidor deseja receber o item em poucas horas, pelo Amazon Prime Now - e neste caso o consumidor está disposto a pagar mais pelo serviço, como membro do Amazon Prime. 

 

De qualquer forma, é importante saber que as bicicletas oferecem uma potencial redução de até 30% dos custos de transporte, mantendo os tempos de entrega em um nível desejável e atrelando uma imagem positiva à empresa. Ficou curios@? Clique aqui para consultar uma lista de empresas que oferecem o serviço!

 

Referências:

 

http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/46603/Bikeboy+pedala+duro+e+sai+no+lucro+

 

http://vadebike.org/2011/10/acha-que-um-bikeboy-nao-consegue-carregar-grandes-volumes/

 

http://vadebike.org/bikeboy-entregas-por-bicicleta/

 

http://consumerist.com/2015/05/18/amazon-is-using-nycs-subway-system-for-prime-now-deliveries/

 

http://www.psfk.com/2015/01/amazon-prime-now-delivery-manhattan.html

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