Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
Please reload

Posts recentes

Projetos de bicicletas compartilhadas também é lugar de simulação

22/09/2015

 

No dia 20 de julho escrevemos sobre nossa participação e protagonismo em um dos mais importantes encontros sobre mobilidade e transporte do mundo, agora voltamos para dizer que a primeira fase do projeto foi concluída!

 

Quem vem acompanhando nosso site já sabe que a Genoa, há bastante tempo, está envolvida e engajada na aplicação das metodologias de otimização e simulação em projetos e pesquisas sobre mobilidade urbana. E, no final da semana passada, a Genoa concluiu a primeira fase de um projeto pioneiro no ambito acadêmico e profissional no território brasileiro. O projeto de aplicação da metodologia híbrida de otimização-simulação para simular, criar cenários, e melhorar operacionalmente o sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade de São Paulo, com foco no processo de rebalanceamento¹ das estações nas quais as bicicletas podem ser alugadas.

 

Esta primeira fase buscou comprovar a viabilidade técnico-científica da abordagem mencionada. Todavia, a Genoa pôde ir além e conseguiu obter interessantes avanços para a área, entre eles:

 

  • Projeto brasileiro com potencial de publicação, por estar alinhado ao estado da arte para lidar com um problema enfrentado por SBCs (Sistemas de Bicicletas Compartilhadas) de importantes cidades ao redor do mundo.

  • Compilação inédita sobre bike sharing no Brasil: foi traçado histórico do desenvolvimento de sistemas de compartilhamento de bicicletas no Brasil, e o atual cenário de tais sistemas foi caracterizado.

  • Elaboração de um estudo pioneiro sobre o padrão de uso do principal SBC de São Paulo.

  • Primeira utilização de simulação em escala real para reproduzir o padrão de utilização do sistema, possibilitando a criação de cenários para avaliar a utilização dos caminhões de rebalanceamento do sistema de São Paulo.

A Genoa conseguiu mostrar a viabilidade de sua abordagem ao determinar os padrões de demanda do sistema paulistano, verificando sua semelhança aos de outros sistemas estudados na literatura. A existência de tais padrões revela que é possível prever a demanda baseando-se tanto nos dados históricos, como na situação corrente (ou seja, naquele instante em que a demanda está sendo calculada) das estações. Por sua vez, isto viabilizou o modelo matemático que serviu de base para a criação do modelo de simulação criado pela Genoa . Ainda, nesta fase revelou que o desempenho atual do Bike Sampa está significativamente abaixo do benchmarking internacional obtido da literatura. Portanto existe uma oportunidade de melhoria considerável para este sistema específico, que ainda gera baixa quantidade de aluguéis por habitante e por unidade de sua frota. E a utilização de simulação mostrou enorme potencial de auxilio para a obtenção de tais melhoras.

 

A Genoa sente-se muito feliz com o resultado alcançado, mas não iremos parar por aqui. Em breve escreveremos mais sobre nossos próximos passos e os impactos gerados.

 

Gostaríamos neste momento agradecer às  fundamentais parceirias construídas durante o processo. Entre elas, destacam-se as parcerias com o Itaú - que disponibilizou os dados de operação de seu sistema (o maior da américa latina);  Fapesp - financiadora desta empreitada; compartibike - empresa de soluções em mobilidade engajada na transformação do status da bicicleta (deixando de ser um modal majoritariamente voltado ao lazer, para tornar-se um modal de transporte).

 

Como o relatório seria muito extenso para ser publicado aqui, segue um pequeno vídeo apresentando o funcionamento do modelo de simulação criado pela equipe Genoa.

 

 

1. Rebalanceamento é o processo de rearranjo das bicicletas alugáveis dentre as diversas estações, para garantir que os usuários consigam retirar ou devolver as bicicletas nos pontos desejados, evitando que as estações fiquem totalmente cheias ou vazias.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo
Categorias
Please reload