Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
Please reload

Posts recentes

Um Estudo Sobre Simulação Híbrida no Winter Simulation 2011

28/01/2014

 

Em dezembro de 2011, durante o último Winter Simulation Conference em Phoenix (EUA), tive a oportunidade de apresentar oralmente uma parte da minha dissertação de mestrado. Um grande experiência e digna de muitos elogios dos ouvintes em geral. Tratava-se de um dos únicos trabalhos brasileiros na Conferência, considerada a melhor do mundo na área de Simulação. 

 

Com o título original de "Literature Review Conceptual Comparison Between Discrete Simulation and Continuous Simulation as Booster of the Hybrid Simulation Methodology",o trabalho faz um levantamento e aponta direção para um campo de aplicação conjunta de duas das mais tradicionais metodologias de simulação: eventos discretos e system dynamics. 

 

O conceito do elemento "híbrido" é aplicado hoje nas mais diversas áreas de negócio - desde pós de café que combinam as características grãos de cafés de diversas regiões até raquetes de tênis compostas por elementos como fibra e titânio, e seu obejtivo é extrair as melhores características de cada um dos elementos sendo combinados.

 

 

No campo da simulação não haveria de ser diferente. A crescente complexidade dos problema sendo estudados pelas corporações exige que o tomador de decisão seja capaz de compreender seu problema da maneira mais abrangente possível, enxergando não somente as relações causa-efeito diretas, mas as indiretas de primeiro, segundo e terceiro níveis, para então agir sobre ele. Não admite-se errar mais !

O trabalho apresentado, através de um detalhado estudo prático, teórico e técnico das metodologias de imulação de eventos discretos e system dynamics, identifica um ambiente de intercomunhão entre as metodologias, fortalecendo o conceito da simulação híbrida. 

 

E sim, nós podemos provar que fazemos pesquisa de ponta com criatividade e bastante suor!

 

O texto está disponível para download aqui.

 

Abstract:

 

The aim of this essay is to encourage the application of the hybrid simulation, combining the discrete and the continuous simulation methodologies. With a conceptual literature review of discrete (Discrete Event) and the continuous (System Dynamics) simulation methodologies that reveals their main features and potential of applicability, it is possible to define the potential of developing hybrid simulation models. The integration of both methodologies in a single model allows the expansion of the comprehension spectrum of the system, with the possibility of integrating the physical and dimensional aspects to policy and behavior patterns, revealing the hybrid methodology as a powerful tool to succeed in the highly demanding business world.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo
Categorias
Please reload