Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP
Please reload

Posts recentes

Uma Plataforma Logística para o Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira

14/08/2015

 

Uma plataforma logística é um importante instrumento para incremento da eficiência logística (em termos operacionais, comerciais, tributários, etc.) de uma determinada região. A Europlatforms define uma plataforma logística como:

 

“uma área definida dentro da qual todas as atividades relacionadas ao transporte, à logística e à  distribuição de mercadorias - para o trânsito nacional ou internacional, são realizadas por vários operadores numa base comercial. Os operadores podem ser proprietários ou inquilinos dos edifícios e instalações (armazéns, centros de distribuição, áreas de armazenamento, escritórios, serviços de caminhão, etc.) ... devem, preferencialmente, ser servidos por uma multiplicidade de modos de transporte (rodoviário, ferroviário, marítimo, fluvial, aéreo). Para garantir a sinergia e a cooperação comercial, é importante que um Centro de Logística seja gerido por uma entidade jurídica única e neutra ...”

 

definição e o estabelecimento de uma plataforma logística depende de diversos condicionantes econômicos, políticos, sociais, de localização, etc. Esse tema já foi discutido previamente aqui, no projeto executado pela Genoa junto ao MIT e à Autoridade Marítima do Panamá.

 

Baseado nessa e em outras experiências prévias, a Genoa tem o prazer de anunciar que está atuando como parceira no projeto de desenvolvimento da Plataforma Logística do Paraíba e Serra da Mantiqueira (PLM&SM), junto à Optimizar e outros parceiros. Trata-se de um projeto desafiador, que pretende aproveitar a vocação da região (entroncamento rodo-ferroviário, polo cultural e turístico, proximidade dos maiores mercados nacionais consumidores e industriais, e disponibilidade de mão-de-obra qualificada) para viabilizar o projeto.

 

Por conta de sua localização estratégica, o projeto do centro de serviços de logística integrada trará oportunidade de ganhos financeiros a diversos setores da economia nacional e irá contribuir para consolidar polos de desenvolvimento, proporcionando o aumento da competitividade de toda a região. É um dos poucos casos no Brasil a promover o conceito de central de inteligência logística com o acesso aos eixos de transporte rodoviário, ferroviário, aeroportuário e hidroviário, o que permitirá a integração com as principais rotas logísticas e fluxos comerciais do país.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo
Categorias
Please reload