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McDonald's usa AnyLogic para disponibilizar café da manhã o dia todo

28/08/2018

 

Mesmo sendo a rede de restaurantes líder de mercado, o McDonald's enfrenta o desafio de não conseguir disponibilizar seu menu de café da manhã o dia inteiro.  Para manter seu sucesso, a companhia presta muita atenção às preferências dos clientes e regularmente atualiza seu cardápio mundo a fora. Um dos experimentos mais populares da empresa foi a viabilização do "All-day breakfast" usando simulação em AnyLogic.

  

“All-day breakfast”, que em tradução livre significa café da manhã o dia todo, foi uma jogada que acabou com as restrições de horário para oferta de alguns itens do café da manhã nos EUA. Tal ação foi um tremendo sucesso, aumentando a receita da companhia em 3,5%, incentivando o McDonald’s a ir mais a fundo, com a possibilidade de expandir ainda mais a ação. Num primeiro momento, seria de interesse aumentar tanto a quantidade de itens disponíveis fora do horário de café da manhã, quanto aumentar o número de restaurantes que os ofereceriam. Isto, no entanto, requereria superar diversas dificuldades.

 

Para ir a frente com tal expansão, o McDonald’s precisaria adquirir equipamento adicional, otimizar o espaço de suas cozinhas e contratar novos funcionários. Além disso, a implementação dessas mudanças em toda sua rede de filiais não seria das tarefas mais simples: seria necessário um estudo mais detalhado, bem como um levantamento de informações que os ajudassem na tomada de decisão. A solução encontrada foi utilizar um modelo de simulação em AnyLogic.

 

Os consultores envolvidos no projeto modelaram um restaurante típico da rede McDonald’s em AnyLogic. A flexibilidade do modelo permitiu testar mudanças de layout dos restaurantes, o tipo e tamanho de seus equipamentos, bem como o volume de demanda. Em outras palavras, os desenvolvedores poderiam simular as diferentes configurações de restaurantes e então avaliar as mudanças. Nas estatísticas do modelo, foram inclusos alguns indicadores de performance como o tempo de atendimento do cliente, a validade dos produtos e o nível de desperdício, possibilitando uma análise do desempenho financeiro em cada cenário.

Modelo de teste da cozinha do McDonald's.

 

Baseado nos resultados da simulação, foi possível realizar recomendações para cada restaurante nos Estados Unidos, permitindo corte de custos e um balanceamento de maneira ótima do volume de funcionários e equipamentos, ainda durante a fase de implementação.

 

Saiba mais sobre o projeto no estudo de caso original, conteúdo em inglês.

 

Modelo de simulação explicado pela HAVI

 

Fontes:

 

Egor Yakovlev, McDonald's menu restriction resolved,  em matéria para o Blog do Anylogic, de 24 de agosto de 2018. 

 

 

 

 

 

 

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